A menina que ia para longe e Aniversário da Editora Projeto

Capa. Imagem da Editora.

Capa. Imagem da Editora.

Este mês a Editora Projeto, especializada em literatura infantil/juvenil e publicações na área da educação, completou 21 anos. Entre os eventos da programação de aniversário está a contação da história “A menina que ia para longe”, de Marta Lagarta, que ocorrerá em Porto Alegre, no sábado 13/04.

A autora do livro reconta uma história que ouviu diversas vezes de sua avó materna, mineira da Zona da Mata. As ilustrações digitais, de Guto Lins, têm padrões e texturas que chamam a atenção das crianças.

Era uma vez uma menina que adorava caminhar. Todos os dias ela ia para longe muito longe. A menina era mais ou menos do seu tamanho e vinha de uma terra que ninguém sabe onde. A menina subia morro, descia serra, dançava nas águas do rio. Às vezes sentia frio, às vezes sentia calor. Porém o clima não a incomodava em nada. Gostava mesmo era de uma longa caminhada. Até que um dia…

A Si tem esse livro há um ano ou dois. Já foi lido e relido diversas vezes. A protagonista é uma menina que adora caminhar e anda sozinha pelo mundo. Ao longo de sua jornada, a menina encontra diferentes personagens que solicitam a sua ajuda. Nessa relação com os outros, ela vive perdas, mas também ganhos. Sofre com as perdas, mas persiste em seu percurso. Ao final da história a menina encontra alguém que muda sua vida sem fazer com que desista de seus sonhos.

A história permite que façamos algumas reflexões com a criança. A primeira é sobre as trocas que ocorrem quando nos relacionamos com os demais, sejam estes pessoas ou animais. E a outra é sobre a determinação necessária para, assim como a menina, não se deixar abater demais pelas perdas, que inevitavelmente ocorrerão ao longo da vida, e seguir sempre em frente.

As rimas, o tipo de linguagem e as repetições tornam essa história gostosa de ser lida e de ser ouvida. A contação de história promovida pela editora será realizada por Carolina Albuquerque, que é formada em Comunicação Social pela PUCRS e mestre em Literatura. A contadora utiliza diversos recursos em suas apresentações, como música e teatro. Então, se estiver em Porto Alegre, não deixe de levar sua pequena ou seu pequeno!

Fica a dica!

Evento: Contação de história

Livro: A menina que ia para longe de Marta Lagarta

Data: 13 de abril

Horário: 15h

Local: Livraria Sapere Aude!

Para saber mais sobre a programação de aniversário da Editora Projeto, clique aqui.

100_5643

100_5645

Autora: Marta Lagarta

Ilustrações: Guto Lins

Editora: Projeto

Ano: 2009

Número de páginas: 24

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s