PEQUENO MANUAL DE MONSTROS CASEIROS

Capa.

Capa.

A escola da Si trabalha muito bem a leitura desde o início da educação infantil. Visitas regulares à biblioteca e retiradas semanais, somadas às tradicionais contações de histórias e livros da sala, são algumas das atividades que garantem o contato com os livros. E já no ano passado, penúltimo da educação infantil, a Si passou a ter leituras obrigatórias. A escola indica um livro que deve ser adquirido por todos. Esse livro é explorado de diversas formas na escola e lido em casa com a família. Em 2012, o indicado foi Planeta Caiqueria. Neste ano foram dois livros, sendo um deles o que comento agora.

O “Pequeno manual de monstros caseiros” é o tipo de livro que os pequenos não podem deixar de conhecer. O “Manual” apresenta uma série de monstros que “habitam” nas casas em que há crianças. O autor brinca com uma linguagem “científica” e dá ares de relatório de pesquisa ao livro.

Decidimos, por isso, apresentar neste primeiro volume os que chamamos “monstros caseiros comuns”, aqueles que costumam ser encontrados em todas as casas. Identificamos outras espécies – e publicaremos novos volumes à medida que nossa pesquisa avançar. (…) Esperamos que este manual venha a ser uma útil obra de consulta em sua biblioteca.

Entre os monstros “identificados” estão o Kerulógu, a monstra da impaciência; o Nundou, o monstro da possessividade e o Aiki Soo Nu, o monstro do cansaço. Descobrimos que vários desses moram na nossa casa, como Giracuca e Tagarelus, os monstros da falta de sono.

Giracuca ataca logo antes de você ir para a cama, enchendo sua cabeça de ideias malucas. Será que ainda estou com fome? Alguém me ama? Será que devo ir mais uma vez ao banheiro? Enquanto você se faz essas perguntas, Tagarelus faz você chamar sua mãe, ou acordar seu irmão, ou telefonar para sua avó. VOE! Corra o mais depressa que puder para bem longe desses monstros, feche os olhos, estenda os braços e as pernas e… durma!

A pequena adorou, riu muito desses monstros que atacam as crianças (e às vezes também os adultos). A empolgação foi tanta, que leu mais da metade do livro sozinha. E olha que tem bastante texto para quem está começando a ler sozinha.

Além do texto, as ilustrações também são muito divertidas. É garantia de muitas risadas! Tanto das crianças, quanto dos adultos. O livro foi considerado Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ 1998, categoria tradução/criança. Uma ótima escolha da escola da Si!

Nundou - o monstro da possessividade.

Nundou – o monstro da possessividade.

Também pela Cia. das Letrinhas saiu “Mais Um Pequeno Manual de Monstros Caseiros”, do mesmo autor, que ainda não tivemos a oportunidade de ler.

Fica a dica!

Autor e ilustrador: Stanislav Marijanovic

Editora: Cia. das Letrinhas

Ano: 2012

Número de páginas: 28

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s