“Biblioteca básica”

Divido com vocês a dica que uma amiga querida me passou. Trata-se da indicação de livros para serem lidos (ou contados) do Ensino Infantil ao Ensino Médio. Essa lista foi elaborada por 18 educadores para o site “Educar para Crescer”, mantido pela Editora Abril. Vale a pena consultar, apesar dessa editora ser a responsável pela que considero como sendo a pior publicação existente em nosso país, a Veja.

A consulta pode se tornar um tanto demorada, pois é necessário clicar na idade da criança e no mês do ano para ver o título e ler o comentário que o acompanha. Essa separação tão restrita por mês deve ter o intuito de mostrar que é possível a criança ter contato (seja lendo, seja com leitura compartilhada) com todos os livros da lista. Entretanto, é óbvio que trata-se apenas de uma referência.

Lembro que li o divertido “A casa sonolenta”, de Audrey Wood, quando minha filha estava com quatro anos. E ela adorou. No site a indicação é para dois anos. Já “A árvore generosa“, de Shel Silvertein, indicada na faixa dos oito anos, foi lida e possibilitou uma ótima reflexão quando ela estava com cinco. Conto isso só para sugerir que, ao consultar essa lista, você passeie por vários meses e anos para conhecer as obras indicadas e fazer suas escolhas. Sim, suas escolhas e das suas crianças. Porque para além das indicações que consultamos, sejam feitas por “educadores” ou por “leigos”, o importante é termos os nossos próprios critérios de escolha.

Para acessar o site indicado, clique na imagem ou aqui.

Fica a dica!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s