DE LEITORA A AUTORA: O PRIMEIRO TEXTO

Há alguns dias, a Si chegou toda empolgada da escola com seu dever de casa: elaborar uma pequena história a partir de uma sequência de imagens. Como todas as crianças da sua idade, seis anos, a Si é muito criativa e adora inventar histórias. Entretanto, passar uma história para o papel consistiu em um novo desafio. Não somente em função da escrita em si, mas pelas outras exigências de um texto que pressupõe a leitura por outro sem a nossa presença para explicá-lo.

Depois de realizar a primeira versão e perceber, com a minha ajuda, que o final do texto não tinha ficado claro para o leitor, fez a versão definitiva. A letra dela ainda é muito grande, então mesmo ocupando todo o espaço disponível e mais um parte do verso, a história é pequena. Mas se é pequena pelo tamanho, é grande pela importância em sua vida.

Reproduzo abaixo o texto, mantendo os erros ortográficos, típicos de quem está em processo de alfabetização. Exceto pelas minhas observações sobre o desfecho da primeira versão, que tinha ficado confuso, a Si fez tudo sozinha!

Em 2014, a Si iniciará o Ensino Fundamental. Serão novos desafios e, tomara, novas histórias!

Boa leitura!!!

DRAGÃO

O CAVALEIRO ESTAVA COMENDO QUANDO ELE VIU UM DRAGÃO. E PRIMEIRO ELE O CAVALEIRO FICOU COM MEDO. MÃS VEIO A MOSTERHINN* E ÈLA DICE PARA O CAVALEIRO QUE NÃO PRECISAVA TER MEDO. ELES FÍCARÃO AMIGOS PARA CEMPRE. FIM

*Monster High: trata-se de um desenho animado com personagens que são filhas e filhos de monstros/as. Faz sucesso entre a criançada – nem tanto entre as mães, ao menos esta mãe.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s