O TÚNEL DE LETRAS E O REINO DE PEDRA

Todos os anos, a escola da Si tem como um de seus temas de estudo a obra de um escritor. Desde a educação infantil até o quinto ano, que é o último oferecido por essa instituição, todos estudam o mesmo autor. É um projeto muito bom, que culmina com a visita do escritor à escola, momento em que os alunos podem interagir com ele e fazer perguntas, e sua participação na feira do livro. O autor deste ano é o gaúcho Ernani Ssó e é dele o segundo título de leitura obrigatória da Si: “O túnel de letras e o reino de pedra”.

Capa.

Capa.

O livro traz uma história de contos de fadas, mesmo sem ter fadas. Conta a aventura vivida por três irmãos após se perderem em uma floresta e encontrarem dois homens com um grande livro. Esses dois homens, que parecem irmãos, afirmam que o livro é mágico e que com as letras dele é possível fazer uma passagem para um reino chamado Grimmlândia. Apesar de conhecer vários dos contos escritos por eles, a Si ainda não conhecia os Irmãos Grimm. Como o autor faz uma homenagem a eles, mesmo sem mencioná-los explicitamente, foi uma oportunidade para apresentá-los.

Homenagem aos Irmãos Grimm.

Homenagem aos Irmãos Grimm.

As página se alternam entre aquelas que possuem imagem e as que são apenas texto. A extensão do texto e o fato de não ser em letra “bastão” fazem com que não seja adequado para a leitura autônoma por crianças que estão se alfabetizando. Mas para aquelas que já aprenderam a ler, mesmo sem ter ainda um “fôlego” maior de leitura, não apresenta maiores dificuldades. A fonte, por seu tipo e tamanho, e a linguagem utilizadas tornam a leitura bastante agradável.

A Si leu o livro hoje, de uma só vez. Gostou muito da história e a resumiu assim:

Era uma vez três irmãos que saíram numa aventura e se perderam numa floresta. Um se chamava Pedro, o outro, José, e o outro, João Bobo. Tinha um mago que petrificou todo um reino. João Bobo venceu o mago. Os irmãos dele só pensavam em dinheiro. Aí ele [João Bobo] conseguiu se casar com a filha do rei.

Fica a dica!

Autor: Ernani Ssó

Ilustrador: Eloar Guazzelli Filho

Editora: Scipione

Ano: 2013

Número de páginas: 23

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s